A Biblioteca Escolar deseja-vos um percurso cheio de alegrias e sucessos.
 
"LER é ganhar asas para o mundo."
 
Visita a Biblioteca Escolar e envolve-te nas atividades e projetos propostos!

PNL “10 MINUTOS A LER”

O nosso Agrupamento faz parte e estão TODOS de parabéns!

Neste ano de 2020, a acrescer às 20 escolas apoiadas em janeiro pelo PNL2027 para que possam desenvolver o projeto 10 Minutos a Ler, divulgamos outras 50 escolas que recebem apoio financeiro no mês de junho.

A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.

O apoio do PNL2027 a esta iniciativa traduz-se na atribuição aos agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas de uma verba de 1.000€ para atualizar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.

O 10 Minutos a Ler tem, também, um Concurso no Instagram do PNL2027.

Consultem o Regulamento e participem!

Encontro @ Distância da Comunidade de Leitores

Apesar deste E@D, a Comunidade de Leitores continua ON, os nossos leitores estão ativos e querem partilhar as suas leituras .

 

Por isso, no dia 12 de junho, teremos um encontro à distância da Comunidade de Leitores do 2º ciclo.

 

Não há impossíveis…há, apenas, vontades mais ou menos enérgicas!

PNL2027 em Ação Escolas aLeR+ 2027 em destaque

Prosseguindo o objetivo de divulgar anualmente as melhores práticas das escolas aLeR+ 2027, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares selecionaram um conjunto de atividades de especial relevância e impacto no desenvolvimento de uma cultura de leitura, escrita e literacia em 10 Agrupamentos.

Orgulhosamente, o Agrupamento de Escolas de Abação foi um deles com o projeto de leitura “Comunidade de Leitores Digitais“.

Muitos parabéns a toda a Comunidade Escolar pelo excelente trabalho de articulação!

https://pnl2027.gov.pt/np4/alermais_2027_atividadesemdestaque.html

 

Projeto “Leituras solidárias”

Caros alunos,

“Leituras Solidárias” é um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em articulação com o PESS e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Abação e que se destina a doentes oncológicos.

O desafio que te propomos é que graves um conto pouco extenso (se não tiveres ideias a Biblioteca fornecerá os contos) que será, depois, apresentado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a todas as pessoas que estão a passar por fases complicadas nas suas vidas.
Vamos todos ajudar a atenuar o sofrimento!
Participa com a tua gravação!

Importante: a gravação deverá começar com uma frase do género:
“Olá, eu sou o/a (primeiro e último nome), frequento a escola de Abação e vou ler o conto (indicar o nome do conto). Espero que goste!”

Nota: para te inscreveres basta enviar um e-mail para abacaobib@gmail.com a manifestar o teu interesse. Se não quiseres inscrever-te por e-mail, fala com as professoras Judite Adães; Isabel Monteiro ou Ana Caridade.

O teu conto VAI fazer toda a diferença!

Leitura de Todos para Todos

Here We Are” de Oliver Jeffers

Buy Here We Are Book at EasonsNas aulas de EMRC foi iniciada a Unidade Temática “Ecologia e Valores” (O mundo como a nossa casa comum, os principais erros do ser humano na destruição do Planeta). Esta Unidade Temática foi trabalhada em articulação com a Biblioteca Escolar e com o Clube Europeu.  A proposta para os alunos foi a leitura do livro  “Aqui estamos nós, apontamentos para viver no Planeta Terra” de Oliver Jeffers e a visualização do vídeo baseado na mesma obra intitulado “Here We Are”. A partir da exploração desses dois recursos, pediu-se aos alunos para recontar a história do livro em vídeo de forma partilhada e continuada por cada elemento da turma e por fim a criação de uma campanha para promoção de hábitos mais ecológicos e amigos do ambiente com o intuito de preservação do Planeta.

 


Os animais estavam zangados” de William Wondriska

Os Animais Estavam Zangados - Livro - WOOKBiblioteca Escolar em parceria com a disciplina de EMRC, no âmbito do projeto Leitura de Todos para Todos, criam o projeto “Os animais estavam zangados” para os alunos do 5º ano. Tendo como ponto de partida o livro “Os animais estavam zangados” de William Wondriska, os alunos foram convidados a trabalhar os defeitos e as virtudes como forma de melhorar a relação humana e estimular a gestão de conflitos e gestão emocional.

Ficamos a aguardar os trabalhos!

 

As Janelas douradas” de William J. Bennett

As janelas douradas | Ler e pensar

Da disciplina de EMRC, no projeto Leitura de Todos para Todos, em parceria com a Biblioteca Escolar, chega-nos o reconto de “As janelas Douradas” de William J. Bennett. Os alunos aprendem a ser mais autónomos e a criatividade e imaginação são constantemente estimuladas.

Os alunos são convidados a explorarem as diversas expressões artísticas para criarem um objeto artístico inspirado na história. 

As propostas de tarefas são feitas e surgem os resultados.

    

                                                          Clica na imagem

     

#EstudoEmCasa

 

As aulas serão transmitidas pela RTP Memória, divididas em blocos, com horários diferentes, para os vários anos. Os conteúdos de apoio ao pré-escolar também estão contemplados, mas, neste caso, serão transmitidos na RTP2.

 

  •    Informações e horários AQUI

 

  •    Canais YouTube #EstudoEmCasa        

      PRÉ ESCOLAR , 1.º CICLO , 2.º CICLO , 3.º CICLO

 

  •    Conselhos para uma estudo em casa seguro: 

      Informação SEGURANET AQUI 

 

 

Ferr@ment@s Digit@is

Plataforma

Google Classroom é uma sala de aula virtual, permite anexar atividades e documentos. Plataforma destinada aos professores, alunos e pais e encarregados de educação.

 Ver Tutorial AQUI

Videoconferência

Hangout Meet é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas e chat de vídeo. A aplicação é destinada aos professores, alunos e pais e encarregados de educação.

Ver Tutorial AQUI

 

Clica na imagem

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.   

Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

Novidades

Esta secção está em branco.